2005 JARDIM SÁ DA BANDEIRA
1º Lugar no concurso de ideias para Cafetaria no Jardim Sá da Bandeira em Santarém
(Concepção; Estudo Prévio; Execução; Empreitada anulada pela Câmara Municipal de Santarém)

Colaboração com o atelier coordenador PB.ARQ, arquitectura paisagista

















Localizada na zona central do Jardim Sá da Bandeira, a cafetaria constitui pólo de atracção fundamental para a vivência do espaço e assume de forma evidente a centralidade que lhe está associada.
Um volume paralelipipédico, como resultado da simplificação da forma e suportado por princípios racionalistas, pretende uma linguagem com fortes referências “miesianas”. São predominantemente superfícies rígidas, planas, verticais e horizontais.
A escolha dos materiais tem como principio a resistência ao uso característico de um espaço público, bem como um baixo custo de manutenção.
Os materiais usados pretendem conferir qualidade ao objecto e uma integração com o projecto de Arquitectura Paisagista do jardim bem como com a envolvente edificada.
A cafetaria faz conviver três materiais que se definem como principais - o aço, o vidro e o betão - e que se relacionam com o zinco na cobertura, a betonilha auto-nivelante no pavimento interior e os cerâmicos nas instalações sanitárias e zonas de serviços do pessoal.

(Concepção; Parceria com o atelier de arquitectura paisagista PB ARQ; Estudo Prévio; Empreitada anulada pela Câmara Municipal de Santarém)